Obra da ETA Biguaçu avança e se torna referência técnica em Santa Catarina

Por Zebrinha Richartz 21/01/2026 - 07:14 hs

A construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Biguaçu segue em ritmo acelerado e já se consolida como referência técnica em Santa Catarina. Nesta terça-feira (20), a obra da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) recebeu a visita de representantes da administração do município de Porto Belo, que foram conhecer de perto o modelo construtivo e a futura operação da unidade, com a intenção de aplicar boas práticas em um projeto semelhante.

Participaram da visita o prefeito de Porto Belo, Joel Lucinda; o secretário de Planejamento Urbano, Johnson Zunino; a secretária de Administração, Priscila Brito; a consultora especial de Governo, Dra. Elaine Cruz; além dos engenheiros sanitaristas e ambientais da Secretaria de Planejamento (Seplan), Gustavo Holz Bracher, Marcin Wardin e Nadine Bortolotto.

O principal diferencial da ETA Biguaçu é o método construtivo, que utiliza módulos pré-fabricados em aço inox. A tecnologia permite a montagem da estrutura em blocos, reduzindo significativamente o tempo de execução da obra e garantindo maior qualidade, durabilidade e eficiência operacional. Iniciada em maio de 2025, a construção tem previsão de conclusão em pouco mais de um ano.

De acordo com o engenheiro sanitarista da CASAN e responsável pela obra, Bruno Kossatz, a estação contará com um sistema de automação avançado no processo de tratamento de água. “A estrutura física já está praticamente instalada, o que representa um ganho significativo em tempo de obra, velocidade de execução e qualidade. Além disso, o uso do aço inox garante melhor acabamento estético e maior durabilidade”, destacou.

Quando concluída, a ETA Biguaçu terá capacidade para tratar diariamente um volume de água equivalente a mais de 24 piscinas olímpicas. A produção será integrada ao Sistema Integrado de Abastecimento da Grande Florianópolis, beneficiando especialmente as regiões mais distantes da ETA Cubatão, em Palhoça, além de reforçar a vazão de água para os municípios atendidos pelo sistema.

O prefeito de Porto Belo, Joel Lucinda, elogiou a estrutura e o modelo adotado. “Essa Estação de Tratamento de Água foi muito bem pensada e executada, com material em aço inox, que é para a vida toda. Estamos muito satisfeitos em conhecer o projeto, pois a ideia é estudar a possibilidade de levar esse modelo para Porto Belo”, afirmou.

A previsão da CASAN é de que a nova estação entre em operação ainda no primeiro semestre de 2026.

Foto/CASAN